Com esta ferramenta é possível identificar o que se pode melhorar, obter informações sobre a evolução da página e até sobre o tipo de posts que se fazem. É possível também monitorizar as páginas concorrentes e compara-las com a nossa.

Análise e medição do Likealyzer
Ao abri o site, a primeira coisa que aparece é um campo para colarmos o url da página que pretendemos analisar.
 
Pode ser analisada qualquer página do facebook, desde que se saiba o url dela. No entanto se o analisador for administrador da página e fizer login com o Facebook nesta ferramenta, tem acesso a um número muito maior de dados e informação.
A análise feita é relativa ao último mês.
Likealizer – Significado de cada ponto analisado
Personal Advice
 
 
Esta é a primeira informação obtida. Aqui temos a principal mudança que podemos fazer para melhorar o desempenho da página. No exemplo a ferramenta aconselha a publicar bom conteúdo com mais frequência, apontando para pelo menos 5 posts por semana.
 
Frontpage
 
 
Na análise ao frontpage são verificadas as informações da página e se tudo está bem preenchido.
É efetuada a análise ao username (nome do usuário), cover photo (foto de capa), profile picture (foto de perfil), call to action (botão de interação ou chamada de atenção para o utilizador efetuar uma ação), about (sobre). No exemplo apresentado a pontuação está a 100%, o que quer dizer que não existe nada a melhorar.
 
About
 
 
Nesta secção é feita uma análise a :
Contact information (Informações de contacto): analisa as informações de contacto como o site, telefone, email.
Milestones (marcos): analisa marcos ou acontecimentos da página que vão ajudar a contar a história do negócio.
Location (localização): este campo só aparece para páginas de negócio com endereço físico.
No exemplo em cima, a página não assinalou nenhum “marco”, sendo penalizada por isso.
 
Activity
 
 
Aqui são analisados:
Posts per day (posts por dia): quantidade de posts que se faz por dia na página.
Post variation (variação de posts): a variação de formatos de posts, entre fotos, texto ou vídeos, é importante para oferecer conteúdos diferentes para a audiência.
Average post length (tamanho médio dos posts): aqui, posts com menos de 100 caracteres são considerados melhores.
Native facebook vídeos (vídeos nativos): a ferramenta considera o número de vídeos colocado diretamente no facebook, sem link, inserido diretamente.
Pages liked (páginas gostadas): é o número de páginas que a página gostou. É importante a página gostar de outras páginas, pois aumenta a interação.
No exemplo apresentado, verifica-se que deveriam ser colocados mais posts por dia, a página foi penalizada por isso.
 
Response
 
 
Aqui é analisada a taxa de resposta e a interação com o público da página.
Users can post (usuários podem publicar): as páginas permitem que o utilizador comente, publique ou avalie.
Response rate (taxa de resposta): é a taxa de resposta da página aos utilizadores que entram em contacto por mensagem privada.
Response time (tempo de resposta): é a rapidez com que a página responde à interação do utilizador.
 
Likerank
 
 
 
Ranking criado pela ferramenta , de forma a dar pontuação à página analisada. Quanto melhor o desempenho, melhor a nota. Para além da pontuação, a cor também mostra o desempenho. Verde ( muito bom ), amarelo (razoável), vermelho (muito mau).
 
Leaderboard
Esta secção permite adicionar concorrentes para se comparar com a página analisada.
 
 
 
Likes Grownth
 
 
 
Nesta secção é analisado a percentagem de crescimento no número de likes da página, no período de 7, 14 ou 30 dias. Mostra também o total de likes e novos likes.
 
Engagement
 
 
 
Aqui são analisados dados referentes a taxa de interação do público. Pode se também filtrar por 7, 14 ou 30 dias.
Engagemente rate (taxa de interação): aqui é analisada a interação da página, em  mau, bom ou excelente.
People talking about this (pessoas que falam sobre a página): aqui os dados são sobre o número de utilizadores que falam sobre a página.
Interactions per post (interações por post): fornece a média de interações por post na página.
No exemplo apresentado, a taxa de interação está má, o que penaliza a página.
 
Ranking
 
 
 
O ranking mostra em que posição a página está de acordo com o Likerank. Pode ser mostrado o ranking em todos os países e categorias, só no país em questão, ou dentro da categoria.
Agora só falta você avaliar a sua página. Vamos a isso? https://likealyzer.com
Marta Almeida – Licenciada em Gestão de Marketing | Mestre em Marketing Digital  www.marketingparapmes.pt